Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Feliz Natal & Próspero Ano Novo!



Caros
As Festas vêm aí, e desejo a todos saúde e paz!
O vídeo acima é só para nos fazer lembrar que a infância NÃO É uma "coisa", pronta e acabada, determinada pela idade biológica. Mais do que isso, a infância é um conceito construído, que visa desenvolver e proteger pequenos seres humanos em desenvolvimento orgânico, emocional, mental e espiritual.Tudo isso pra dizer que o conceito de infância é mutável, ele depende absolutamente da sociedade e do contexto.

Ser criança não significa ter infância. Não proponho aqui uma volta ao passado, porque a vida anda é pra frente, mas precisamos (re)pensar o que entendemos por infância. O que entendemos ser necessário para ajudarmos crianças a serem HUMANOS. Para isso não ficar no blá-blá-blá, é preciso que educadores e pais disponibilizem TEMPO para tal.

Crianças com extrema dificuldade de se relacionar, crianças com dificuldade de brincar, crianças erotizadas precocemente, crianças agressivas, crianças que não reconhecem autoridade, crianças com expressão facial, emocional e corporal pobre, crianças arrogantes umas com as outras; crianças grandes que nunca colocaram o pé na terra, crianças grandes que não sabem a diferença de um pimentão prum chuchu; crianças que acreditam que tudo é comprável, crianças que não reagem a nada (já chamados de normopatas). Estresse infantil (vestibulinhos, provas e mais provas aos 8, 7, 6, 5, 4 anos de idade - agenda cheia!)

Bem, como eu disse lá atrás, voltar ao passado não é possível, nem desejável. Pra frente é que se olha. Mas tem sido bastante perceptível coisas simples que eles necessitam por parte do adulto: estar junto, realmente presente (disponível); olhar nos olhos; brincar junto sem pressa; saber ouvir; saber colocar a lei/regra.

Afinal, o que se espera de uma criança?

Até 2009

Felicidades!

Abaixo, algumas fotos nossas em mais um ano juntos - valeeeu!








































Um comentário:

Mulher transparente disse...

É tão bom ver você, essa pessoa tão apaixonada pelo que faz, CONSTRUINDO e REALIZANDO algo por crianças.

Toda vez que vejo essas fotos,te admiro mais e mais!

Um 2009 muito mais feliz, mais alegre, com muito amor, prosperidade e realização.
PARABÈNS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos, Frulls.